Prevenção da Osteoporose

Infância / Adolescência

A construção de ossos fortes inicia-se ainda no útero da mãe, e, portanto, um estilo de vida e dieta saudáveis durante a gestação podem ajudar as próximas gerações. Os ossos são tecidos vivos, e após o nascimento continuam a crescer até o fim da adolescência, atingindo a força e tamanho máximos (pico de massa óssea) no início da idade adulta, perto dos 20 anos. Portanto nunca é cedo demais para investir na saúde óssea. A prevenção da osteoporose se inicia com o desenvolvimento e crescimento adequados. Crianças e adolescentes evem:

 

 - Garantir um adequado consumo de cálcio

 - Evitar a má-nutrição pelo baixo consumo de proteínas

 - Manter os níveis de vitamina D

 - Fazer atividade física regular

 - Evitar os efeitos do fumo incluindo o fumo passivo

Foi estimado que um ganho de 10% no pico de massa óssea na infância reduz o risco de uma fratura por osteoporose na idade adulta em até 50%.

 

Adultos

A massa óssea adquirida durante a juventude é um fator importante na determinação do risco de fraturas por osteoporose durante a vida adulta. Quanto maior o pico de massa óssea, menor o risco de osteoporose. Uma vez que o pico de massa óssea é atingido, ele é mantido por um processo chamado remodelação. Este é um processo contínuo no qual o osso é removido (reabsorção) e osso novo é criado (formação). A renovação do osso é responsável pela força do osso no decorrer da vida. Qualquer fator que cause uma alta taxa de remodelação óssea vai no fim levar a uma perda óssea maior da massa óssea e a ossos mais frágeis. As orientações nutricionais e de estilo de vida dados para a infância e adolescência se aplica também à fase adulta.

Adultos devem:

 - Garantir o consumo adequado de cálcio e uma dieta saudável

 - Evitar má-nutrição, principalmente secundária à perda rápida de peso com dietas radicais e desordens alimentares.

 - Manter um adequado suprimento de vitamina D

 - Participar em atividades com suporte de peso regularmente

 - Evitar tabagismo e fumo passivo

 - Evitar consumo exagerado de álcool.

  • whatsapp
  • Facebook