Porque é importante tratar a Osteoporose?

A OSTEOPOROSE em si não causa sintomas. O problema desta doença está relacionado com o acontecimento de fraturas. As mais comuns são as de QUADRIL, VÉRTEBRAS e de PUNHO. Sabe-se que 1 a cada 3 mulheres e 1 a cada 5 homens vão apresentar algum tipo de fratura por fragilidade óssea após os 50 anos. Na virada do século cerca de 9 milhões de fraturas ocorriam por ano. Este número inclui 1.6 milhões de fraturas de quadril, a qual impõe um fardo devastador em quem tem a fratura e em sua família, e muito frequentemente acaba resultando em morte prematura. Os 1.4 milhões de pessoas que sofrem fraturas vertebrais causam dor crônica nas costas, perda de altura e muitos outros efeitos adversos que afetam a qualidade de vida destas pessoas.

 

Normalmente as fraturas estão relacionadas a traumas de baixa energia como simples quedas de mesma altura ou da cama ou então contusões que normalmente não teriam força para causar estas lesões. Estas fraturas estão relacionadas a grande morbidade, ou seja, o paciente passa ter limitações na sua vida diária e boa parte delas exige tratamento cirúrgico. A mortalidade após fraturas, principalmente do quadril, também está aumentada, podendo chegar a 20% nos primeiros meses após a fratura.

 

É muito importante se fazer o diagnóstico precoce da osteoporose, ou seja, antes da fratura, para que se inicie o tratamento o quanto antes. 

  • whatsapp
  • Facebook